7.5.12

Moinhos Preview 2ª Edição - Regina Guerreiro

Falar de jornalismo de moda no Brasil é, de forma inerente, falar de REGINA GUERREIRO.
E nessa edição do Moinhos Preview foi esse talvez o maior presente que as queridas e mais que experts, As Patrícias, a Parenza e a Pontalti, tenham trazido para quem esteve presente foi o prazer de ouvir a maior editora de moda brasileira falar.




Regina estava lançando seu livro, que muito de acordo com a sua carreira, leva o nome sugestivo de "Ui!", e que como o nome mesmo anuncia, traz talvez os melhores e mais impactantes trabalhos da maior entendida de jornalismo de moda no Brasil. O conteúdo do livro com certeza mostra todo o lado provocador nato de Regina.




No dia 17 de abril, ocorreu o - sem dúvida - mais esperado bate-papo dessa segunda edição do Moinhos Preview, quando Regina Guerreiro começou a falar, ninguém tirava os olhos dela. Com 71 anos e um pouco debilitada, Regina caminhava com o auxílio de uma muleta, mas mostrava uma energia contagiante. 
Como o foco da fala era o livro, Regina mostrou que grande parte das imagens que ele contém do apanhado de sua carreira produzindo grandes editoriais em revistas como Elle e Vogue, poderiam tranquilamente fazer parte das mais recentes edições das mesmas publicações. Isso porque Regina sempre foi uma mulher a frente de seu tempo, claro, nunca perdendo suas características marcantes, como o humor, a leveza e claro, o ímpeto de sempre chocar um pouco o lado mais "careta" da moda, por assim dizer.


Uma das tantas imagens de um editorial produzido por RG que conta no livro


Quando perguntada sobre o que a levou a moda, RG disse que foram essencialmente as bonecas e os trabalhos manuais que fazia, como tricô. Disse ainda que sempre pensou em fazer roupa, mas sempre se sentiu realmente jornalista.


Editorial feito por Regina em Israel, e um dos mais difíceis de serem realizados segundo ela


Uma das passagens que mais me chamou a atenção foi quando RG referiu que deve-se buscar hoje em dia "ajudar a mulher que não é da moda a enxergar o que está em voga." E que "os catálogos, editoriais e revistas de hoje mostram dificuldade quanto à isso." Ainda sobre essa área do mercado atual, referiu que "os editoriais e as redações das revistas atuais talvez tenham perdido um pouco do olhar especial para mostrar moda para quem não a conhece."


Enfim, foi sem dúvida um aprendizado ÍMPAR, ouvir tamanha personalidade da moda brasileira falar e contar curiosidades, opinar sobre os rumos atuais da moda no Brasil e no mundo e claro, esbanjar seu humor e seu tom de provocação dirigido ao "mais do mesmo."



Bjins da Fran!

2 comentários:

  1. Adorei essa frase no final do post, é simplesmente a mais pura verdade!!!
    O nome do livro é super legal, dá curiosidade de ler :)

    Beijos
    http://dropsparadise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!
    Nossa, escutar ela falar foi uma experiência pra vida!
    Espero que continue visitando o blog!

    bjs!

    ResponderExcluir