24.7.11

Paper Book + Telão - "The Girl With The Dragon Tattoo"

Hoje o posto é combo, tem livro e filme o/


Ano passado nesse post aqui falei sobre o primeiro livro da Trilogia Millenium, escrita pelo jornalista e escritor sueco Stieg Larsson, infelizmente já falecido.
Na época do post devorei o livro e já parti pras suas continuações. O livro em sequência ao "Os Homens que Não Amavam as Mulheres" é "A Menina que Brincava com Fogo".
Quem não leu o primeiro livro e quer começar direto neste segundo eu diria que pode se arriscar sem medo. Nele que começa a ser contada a história da vida da personagem principal, Lisbeth Salander, e as referências aos acontecimentos do primeiro livro não interferem no desenvolvimento e no entendimento da narrativa.




Assim como o primeiro livro, este também virou filme, sendo protagonizado novamente pela atriz Noomi Rapace, que na minha humilde opinião entrou na pele de Lisbeth como nenhuma outra atriz faria.
O porque de Salander ser interditada e ficar sob a guarda do governo é uma das questões que começam a ser respondidas, nunca de uma forma enfadonha ou massante, sempre despertando aquela vontade de não largar o livro nunca.






A parte final da Saga Millenium tem como título "A Rainha do Castelo de Ar", em que todos os pontos inacabados do segundo livro são finalizados de uma forma completamente eletrizante. É um final de saga que tira o fôlego com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo. É completamente impossível ficar minimamente entediado com essa história tão inteligente e emocionante, nada, pelo menos pra eu que li, é previsível, o que eu considera essencial em narrativas desse tipo.




E pra não ser diferente, o livro também foi parar nas telas, com um desempenho igualmente absurdo de tão bom de Rapace.







E como uma história tão boa ainda não tinha sido levada às telas hollywodianas? Sim, só agora que os cineastas americanos voltaram os olhos para o cinema sueco e um de seus, senão o maior sucesso.


A refilmagem da trilogia, agora em solo americano, tem como protagonistas o ator Daniel Craig (sim, o último James Bond) no papel do jornalista Mikael Blomkvist e a não muito conhecida Rooney Mara (participou de "A Rede Social) como Lisbeth Salander, o fio condutor da história.







O filme estréia dia 21 de dezembro nos EUA e a previsão de estréia em solo tupiniquim dia 10 de fevereiro só do ano que vem.
O que resta saber é se a versão americana chegará aos pés do nível de fidelidade que a versão original retratou. Sim, eu sou apaixonada pelos filmes originais e de cara torci o nariz pra uma refilmagem, mas como o cinema hollywoodiano de vez em quando acerta nas refilmagens eu deixo a expectativa mediana pra não me decepcionar depois.
Aguardemos!


bjins!



2 comentários:

  1. Sempre achei o cara que fez o Super-Bloonkvist sueco parecido com o Daniel Craig, mas no livro ele é descrito como galã e talz, e o cara é feio. Daí colocam o Daniel Craig só pra ficar parecido com ele u.u
    Não queria que Hollywood metesse a mão na Millenium.

    #revoltada

    ResponderExcluir
  2. Hehe. Eu tbm tô ressabiada, mas vai que eles acertam néh?

    ResponderExcluir